Diagrama Morfológico

Informações da Edificação

Locação do Edifício
Fonte: Google Maps

Carta Solar
Fonte: Programa SOL-AR

Imagem do Edifício

Ficha Técnica Clima
Nome do Projeto:
FIOCRUZ
Tipo de Clima:
Tropical de altitude
Tipologia:
Edifício não Residencial
Latitude:
-15,78000
Cidade:
Brasília
Longitude:
-47,93000
Estado:
Distrito Federal
Altitude:
1171
País:
Brasil
Temperatura média anual:
21,2
Endereço:
Universidade de Brasilia - UnB
Média mensal (máxima):
26,6
Nome do Arquiteto:
Márcio Neves/Onishi/Alberto/Fabiana – CEPLAN/UNB
Média mensal (mínima):
16,1
Ano de elaboração do projeto:
Horas de insolação anual:
2364,8
Ano do término da construção:
2007
Zona Bioclimática:
4

Zona Bioclimática
Fonte: Programa ZBBR


Planta do Edifício com as Cartas Solares de Cada Fachada



Imagem do Edifício

Planta Baixa do Edifício

Corte do Edifício
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros A Variáveis do Parâmetros B, C, D
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
I Espaço Urbano A Desenho urbano

B Refletância das fachadas
C Especularidade das fachadas
D Ângulo máximo de incidência do sol na base do edifício
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros E, I e K Variáveis do Parâmetros F, G, H e J
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
II Edifício E Planta baixa
F Refletância das fachadas do edifício analisado
G Especularidade das fachadas do edifício analisado
H Taxa de aberturas para o exterior
I Distribuição das aberturas nas fachadas
J Proteções solares nas fachadas  
         Tipo de Brise
         Ângulo do Brise
K Aberturas zenitais
       
Uso do ambiente: Sala de aula
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros L, Q, R, S, T e U Variáveis do Parâmetros M, N, O, P e Q
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
III Ambiente L Planta Baixa
M Posição do coletor de luz  

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N Dimensão do coletor de luz
O Forma do coletor de luz
P Controle da entrada de luz
Q Tipo de envidraçado
R Refletância do teto
       
S Refletância das paredes
T Refletância do piso
U Controle e integração da iluminação artificial


Planta Baixa do Ambiente


Foto do Ambiente

Foto do Ambiente

Foto do Ambiente
seu_nome:Natalia Melo Silva
Análise crítica:
Quanto ao funcionamento do programa, as observações são as mesmas já feitas na analise da fiocruz.

O método permitiu identificar pontos positivos no projeto analisado? Quais?
Não. Acredito que os pontos negativos sobressairam-se nessa parte.

O método permitiu identificar pontos negativos no projeto? Quais?
Sim. A minha percepção desse projeto quanto às questões de conforto é que elas foram mais negligenciadas. Os valores obtidos foram medianos sem uma força signnificativa na análise. A ausência de proteção nas aberturas, as fachadas completamente e deliberadamente envidraçadas podem gerar desconforto. A preocupação em aplicar persianas nas salas de aula é uma medida paliativa e nem sempre eficiente para gerar conforto térmico e visual dentro de uma sala agredida pela insolação excessiva e sem controle

Na sua opinião, o método permite contribuições ao processo de elaboração do projeto? Por quê?
Sim. Ver explicação no relatorio da Casa do Professor.

Descreva o que achou do tempo de análise necessário para aplicar o método em um projeto?
Reforço que o tempo pode ser reduzido caso o usuario tenha um maior conhecimento na área, por, isso como critica pessoal afirmo que para mim ainda não foi eficiente como poderia ser, mas reconheço que o programa possui as ferramentas para que esse tempo ideal de analise possa ser alcançado.