Diagrama Morfológico

Informações da Edificação

Locação do Edifício
Fonte: Google Maps

Carta Solar
Fonte: Programa SOL-AR

Imagem do Edifício

Ficha Técnica Clima
Nome do Projeto:
Casa do professor
Tipo de Clima:
Tropical de altitude
Tipologia:
Edifício não Residencial
Latitude:
-15.52
Cidade:
Brasília
Longitude:
-47.52
Estado:
Distrito Federal
Altitude:
1061
País:
Brasil
Temperatura média anual:
21
Endereço:
Média mensal (máxima):
27
Nome do Arquiteto:
Média mensal (mínima):
15,4
Ano de elaboração do projeto:
Horas de insolação anual:
2364,8
Ano do término da construção:
2005
Zona Bioclimática:
4

Zona Bioclimática
Fonte: Programa ZBBR


Planta do Edifício com as Cartas Solares de Cada Fachada




Planta Baixa do Edifício

Corte do Edifício
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros A Variáveis do Parâmetros B, C, D
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
I Espaço Urbano A Desenho urbano
B Refletância das fachadas
C Especularidade das fachadas
D Ângulo máximo de incidência do sol na base do edifício
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros E, I e K Variáveis do Parâmetros F, G, H e J
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
II Edifício E Planta baixa
F Refletância das fachadas do edifício analisado
G Especularidade das fachadas do edifício analisado
H Taxa de aberturas para o exterior
I Distribuição das aberturas nas fachadas
J Proteções solares nas fachadas  
         Tipo de Brise
         Ângulo do Brise
K Aberturas zenitais
       
Uso do ambiente:
Nível Parâmetros Variáveis do Parâmetros L, Q, R, S, T e U Variáveis do Parâmetros M, N, O, P e Q
Fachada
Norte Sul Leste Oeste
III Ambiente L Planta Baixa
M Posição do coletor de luz  
N Dimensão do coletor de luz
O Forma do coletor de luz
P Controle da entrada de luz
Q Tipo de envidraçado
R Refletância do teto
       
S Refletância das paredes
T Refletância do piso
U Controle e integração da iluminação artificial

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Planta Baixa do Ambiente


Foto do Ambiente

Foto do Ambiente

seu_nome:Abel Teixeira Escovedo
Análise crítica:
O edifício analisado apresenta várias soluções distintas para combater problemas com o controle da entrada de calor e luz. Para umamelhor avaliação seria necessário conhecer relatos de problemas existentes e assim dizer se as soluções empregadas são ou não realmente satisfatórias.

O método permitiu identificar pontos positivos no projeto analisado? Quais?
Sim, as perguntas necessárias para realizar o relatório são interessantes e contribuem para a analise da obra.

O método permitiu identificar pontos negativos no projeto? Quais?
Da mesma forma ao ter que analisar o projeto pontos positivos e negativos aparacem naturalmente

Na sua opinião, o método permite contribuições ao processo de elaboração do projeto? Por quê?
Creio que não porque o processo que é realizado no progama é quase natural, em caso de um profissional que não analise estas questões apresentadas por costume ai sim seria benéfico por adicionar um novo custume ao processo autocrítico e de projeto e parametros que para muitos já são de praste.

Descreva o que achou do tempo de análise necessário para aplicar o método em um projeto?
não demora muito, porém para uma análise mais adequada deveria-se utilizar o progama com bastante atenção para que possa servir de base de análise.